Professor Anis Leão lança versão bilíngue da ‘Oração aos Moços’, de Rui Barbosa

0
34

Os professores Anis José Leão e Pedro Eymard Callou lançam nesta quinta-feira 17/11, às 19h30, na Academia Mineira de Letras, o livro “Addressing the Young”, versão em inglês da “Oração aos Moços”, de Rui Barbosa. Proferido pelo jurista baiano, como paraninfo, aos formandos da Faculdade do Largo do São Francisco, em São Paulo, em 1920, o célebre discurso é considerado uma aula de cidadania, ética e de língua portuguesa, que permanece atual. Rui Barbosa faz um balanço de sua vida, de 50 anos consagrados ao direito e da missão do advogado.

Anis José Leão fez carreira no magistério e no jornalismo. Em Itaúna, cidade mineira onde nasceu, em 1931, foi cronista da Rádio Clube e redator do jornal Folha do Oeste. Durante 40 anos, a partir de 1953, trabalhou no Tribunal Regional Eleitoral. Formou-se em Direito pela UFMG, em 1958, e foi um dos fundadores do curso de Comunicação Social da universidade, no qual lecionou Legislação e Ética da Comunicação Social, também por 40 anos.

Leitor de Rui Barbosa desde os tempos de estudante, Anis Leão homenageia o mestre universalizando, no inglês, seu discurso e seu pensamento. Neste desafio, que durou oito anos, contou com a colaboração do professor Pedro Eymard Callou, coautor da obra.

Pedro Callou morou na Califórnia, onde concluiu o segundo grau na Escola San Dieguito High School, em San Diego. De volta ao Brasil cursou Comunicação Social em Belo Horizonte. Por duas décadas participou da escola de idiomas Universitas, como professor e diretor.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Addressing the Young (Oração aos Moços)”

Data: 17/11/16, quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Centro, Belo Horizonte, MG)

[17/11/16]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here