Jornalista lança ‘Nós, que amamos a revolução’, romance sobre a geração estudantil de 1977

O jornalista Américo Antunes, diretor da Casa do Jornalista, ex-presidente do Sindicato e da Fenaj, lança na próxima terça-feira 22/11, às 19h, no restaurante Casa dos Contos, o livro “Nós, que amamos a revolução”, seu romance de estreia. Ambientado no Movimento Estudantil dos anos 70, do qual Américo participou intensamente, o livro recupera aquele período singular da história recente do país, que foi o ponto de partida da mobilização da sociedade pela redemocratização, e recria o espírito de contestação da juventude da época.

A história tem como corte temporal o III Encontro Nacional dos Estudantes (III ENE), duramente reprimido em Belo Horizonte, em junho de 1977, e o 31º Congresso de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em Salvador, em maio de 1979. Por meio das vozes e visões de uma miríade de personagens fictícias, cada qual com suas estórias, trajetórias, crenças, tendências, medos, desejos e angústias, o livro retrata a efervescência de uma juventude que misturou política e contracultura ao combater a ditadura militar.

“O leitor encontra nesse livro o espírito de uma geração”, registra a jornalista e historiadora Joana Monteleone em sua apresentação do livro. “As personagens falam, atuam e interagem e nos remetem a um tempo em que a amizade, a liberdade e a política se misturavam com a vontade de mudar o país. Tempo hoje tão distante e tão perto de nós.”

Editado pela Alameda Casa Editorial, de São Paulo, “Nós, que amamos a revolução” tem também sua história. Escrito nos anos 80, ainda em máquina de escrever, o romance histórico ficou perdido durante uma década, até que os originais foram localizados por um amigo do autor. Foi então digitado e reescrito lentamente para ganhar a forma final, há quatro anos. A batalha pela editora chegou ao fim este ano e o livro sai com distribuição nacional.

Lançamento do livro “Nós, que amamos a revolução”, do jornalista Américo Antunes

Data: 22/11, terça-feira

Horário: 19h

Local: Restaurante Casa dos Contos (Rua Rio Grande do Norte, nº 1.065, Savassi, BH)

Veja também

Câmara de Aracaju aprova exigência de diploma para jornalistas no poder público municipal

A Câmara Municipal de Aracaju (SE) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira 21/10, em sessão remota ...

Um comentário

  1. Raniel Florentino da Silva

    Excelente opção para reflexão sobre o momento político atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *