J.D. Vital lança livro ‘A revoada dos anjos de Minas’, sobre o Seminário Maior de Mariana

0
35

O jornalista J.D. Vital lança nesta segunda-feira 21/11, às 19h30, na Casa de Cultura da Academia Marianense de Letras, no Centro Histórico de Mariana o livro “A revoada dos anjos de Minas”. Como uma grande reportagem, o livro conta a história da interrupção das atividades do Seminário Maior de Mariana, ocorrida há 50 anos, e que abalou a imprensa e os seminaristas, então chamados Anjos de Minas, principalmente por levantar questões e discussões em torno das decisões que o Concílio Vaticano II estava tomando na época.

Fundado por Dom Frei Manoel da Cruz, em 1750, o seminário foi precursor na formação universitária mineira, com seus cursos de Filosofia e Teologia, e tem sua história marcada por nomes importantes da vida eclesiástica, entre cientistas, historiadores e professores. Alguns meses depois do fechamento, ele foi reaberto, sob a responsabilidade de padres do clero arquidiocesano. A partir de entrevistas com pessoas que viveram aquele momento, como alunos e padres, além de intensa pesquisa em veículos de comunicação da época, Vital escreveu o livro que revela as causas do fechamento temporário da instituição.

Graduado em Filosofia e em Comunicação Social pela UFMG, J.D. Vital trabalhou como repórter nos jornais Diário de Minas, O Globo e O Estado de S. Paulo e como comentarista na TV Manchete e na Rádio Alvorada. Foi chefe da assessoria de imprensa e relações públicas dos governadores Tancredo Neves e Hélio Garcia. É gerente de Comunicação da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e membro da Academia Marianense de Letras. É membro fundador e do comitê diretor da International Association of Religion Journalists (Iarj), com sede em Nova Iorque. É autor do livro “Como se faz um bispo, segundo o alto e o baixo clero”.

SERVIÇO

Lançamento do livro “A revoada dos anjos de Minas”

Data: 21/11/16, segunda-feira

Horário: 19h30

Local: Casa de Cultura da Academia Marianense de Letras (Rua Frei Durão, 84, Centro Histórico, Mariana, Minas Gerais)

[18/11/16]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here