Sindicato repudia agressão a jornalista em Janaúba

3
100

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais manifesta seu repúdio a mais uma agressão sofrida por um jornalista no exercício da sua profissão. O fato aconteceu nesta terça-feira 2/8 em Janaúba, município do Norte de Minas, e teve como vítima o jornalista Benjamim Martins de Oliveira Júnior, assessor de imprensa da Câmara Municipal.

Segundo o depoimento do jornalista à polícia, a agressão teve como autor o advogado Alex Otaviano Gatinho e ocorreu no seu local de trabalho. O jornalista, que recebeu murros e tapas, foi atendido no Hospital Regional de Janaúba com sangramentos. O fato foi registrado em Boletim de Ocorrência pelo 51º Batalhão da Polícia Militar e na Delegacia de Polícia do municipio.

A agressão foi testemunhada pelo presidente da Câmara, Armando Peninha Batista, e mais dois vereadores: Felipe Franklin Silva Carvalho e Gilberto Dias Neves – além de uma funcionária, a assessora técnica parlamentar Maria Solange Barbosa, também advogada.

Conhecido profissionalmente como Oliveira Júnior, Benjamim, além de assessor de imprensa da Câmara, é assessor do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, trabalha na Rádio Cidade 94,5 FM e administra o saite oliveirajunior2.blogspot.com.br. A agressão ocorreu depois de uma sessão da Comissão Especial da Câmara, cujo trabalho o jornalista assessorava.

O motivo da agressão seria matéria publicada por Benjamim sobre suposta tentativa de extorsão do advogado ao presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes dos Santos. A notícia teria desagradado o advogado, que move processo contra ele e mais dois jornalistas da cidade, Fernando Antônio Lucas Silva e Antônio Augusto Pereira da Silva. Benjamim está sendo acompanhado pelos advogados Jarbas Soares Rocha, Davilmar Lopes e Edson Silva Nogueira.

O Sindicato espera das autoridades proteção para o jornalista e a garantia da liberdade de imprensa.

 

3/8/16

3 COMMENTS

  1. Prezado Senhor. Nos termos da legislação, gostaria do Direito de resposta a nota de repúdio. Sou jornalista inscrito no MTe 18.995 MG, e o fato da agressão foi em legítima defesa, uma vez que, a pseudo vítima me agrediu primeiro.

      • DIREITO DE RESPOSTA
        No dia 02 de agosto de 2016, após a leitura e aprovação do relatório da Comissão Especial 03/2016 pela Câmara Municipal de Janaúba, que declarou a existência de uma dívida tributária superior a 1 milhão de reais de um contribuinte tributário de Janaúba.
        O Jornalista Benjamim Oliveira Junior, munido de raiva e ódio, por ter postado em data anterior matérias de cunho inverídicos, motivado por ser assessor de imprenso do contribuinte tributário. Injustamente, iniciou uma agressão verbal e física, ao Jornalista Alex Otaviano Gatinho.
        Em um ato de legitima defesa, o jornalista Alex Otaviano Gatinho, se defendeu das agressões do colega de profissão Oliveira Junior. Infelizmente, em momentos tensos, às vezes as emoções afloram, e o ser humano perde as razões.
        Este Jornalista (Alex Otaviano Gatinho), não é plenamente contra atos de agressões físicas. Sente-se envergonhado, lamentando profundamente o fato ocorrido.
        Cumpre ressaltar que o Jornalista Benjamim Oliveira Junior, motivado por grupos políticos, durante vários meses vem perseguindo o Jornalista Alex Gatinho.
        Prova disto, no dia 01 de junho de 2016, este Jornalista Alex Otaviano Gatinho, requereu junto ao Poder Judiciário, Direito de resposta e indenização, processo nº 0027618-38.2016.8.13.0351, que tramita perante o Juizado Especial Cível da Comarca de Janaúba-MG.
        O Jornalista Alex Otaviano Gatinho, sempre exerceu seu oficio com independência, profissionalismo, e ética. Trabalhando na seara do jornalismo investigativo. O que faz lembrar a celebre frase: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade” George Orwell.
        Sou jornalismo neófito inscrito no MTe nº 18.995/MG, e estou vinculado ao semanário GORUTUBA NOTICIAIS, e bloggers, facebook, e outras redes sociais.
        É extremamente lamentável e infeliz o episodio. Entretanto este Jornalista Alex Otaviano Gatinho, está a disposição de todos os colegas de imprensa, bem como, do Poder Judiciário para fornecer maiores informações do fato ocorrido.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here