‘Menor jornal do mundo’, Vossa Senhoria será relançado neste sábado 20/8

Com apenas 3,5cm por 2,5cm e 81 anos de história, o jornal Vossa Senhoria, reconhecido pelo Guinness Book em 2000 como o menor do mundo, voltará a circular, em edições mensais, em Divinópolis. A cadeira de presidente foi assumida pelo engenheiro e consultor ambiental Milton Nogueira; a jornalista e escritora Leida Reis é a nova editora. O relançamento acontecerá em 20/8/16, sábado, às 10h, como parte da programação da Feira Literária de Divinópolis (Flid).

Vossa Senhoria foi fundado em Goiás, em 18 de agosto de 1935, pelo gráfico e jornalista mineiro Leônidas Schwindt e circulou sob sua direção até 1956, como semanário. Acompanhando as residências do seu criador, teve sede em diversas cidades, entre elas as mineiras Abaeté, Belo Horizonte e Pitangui. Originalmente, possuía 9cm por 6cm, passando depois para 10cm por 7cm. O conteúdo político, crítico, levou a pequena publicação a ser censurada durante o governo Vargas.

Em 1985, Dolores Schwindt, filha de Leônidas (falecido em 1972), voltou a editar o jornal em Divinópolis. Em 1996, a jornalista alterou seu formato para apenas 3,5cm por 2,5cm. Em 23 de março de 2000 Vossa Senhoria foi reconhecido pelo Guinness Book como o menor jornal do mundo. Alguns exemplares podem ser vistos pela internet na hemeroteca digital da Biblioteca Nacional.

Muito antes do Twitter

“Esse jornal antecedeu o Twitter, com a síntese da mensagem, e o desafio é imenso por serem mensais as edições. Ele representa uma ode ao jornalismo impresso”, disse a nova editora do Vossa Senhoria. Leida lembra também o perfil pioneiro do jornal: muito antes do Twitter, a publicação octogenária já sabia se comunicar em poucos caracteres: são apenas 200, contando os espaços, por página.

“O Vossa Senhoria é um patrimônio jornalístico do Brasil e precisa ir avante. Resolvi relançar o jornal para manter a empolgadíssima odisseia de Leônidas Schwindt, um jornalista combativo no interior do Brasil. Minha amizade de juventude com a filha Dolores me levou a colaborar com a edição pequena, já nos anos 80 e 90. Em 2010, a outra filha, Dulce, me pediu que mantivesse a publicação”, contou Milton Nogueira.

No pequeno jornal cabe o mundo

Com dimensões apenas um pouco maiores que um selo, o jornal tem correspondentes no Brasil e no exterior. A videomaker Andréa Vizeu, por exemplo, escreve de Nova York. Na primeira publicação, ela fala do movimento de brasileiros contrários ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Economia também é pauta do Vossa Senhoria. De São Paulo, a jornalista Luciana Otoni analisa a perspectiva do setor brasileiro para o próximo ano. Seis das suas 26 páginas são dedicadas ao retorno do jornal.

Outra curiosidade são as duas páginas em inglês, feitas para atender as assinaturas internacionais: dos 5 mil exemplares distribuídos quando foi encerrado, 2% eram enviados para o exterior.

O jornal será vendido por R$ 5 e a assinatura anual, com 12 exemplares, por R$ 60. Vossa Senhoria será enviado pelo correio, embrulhado em um saquinho plástico transparente. Inicialmente, o foco é entregar a nova edição aos antigos assinantes.

SERVIÇO:

Relançamento do jornal Vossa Senhoria na Feira Literária de Divinópolis

Data: 20/8/16, sábado

Horário: 10h

Local: Teatro Municipal Usina Gravatá (Rua Frei Caneca, 1, Afonso Pena, Divinópolis, MG)

Assessoria: (31) 9-9336-3149

Fotos e release: https://goo.gl/tTSoch.

Veja também

Estudo global revela efeitos da pandemia no jornalismo

Por Taylor Mulcahey, IJNet A pandemia de covid-19 impactou muitos jornalistas e redações de uma ...

4 comentários

  1. Quero assinar e quero os numeros a partir do relançamento se possível .

  2. Ingrid Dayanne da silva Rocha

    Gostaria de saber como eu faço pra assinar o jornal vossa senhoria. Muito obrigada

  3. Pararam de enviar o jornal que paguei e não dão a mínima quando entro em contato. Sumiram e são irresponsáveis que ajudam a fazer o brasileiro de trouxa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *