Mídia, golpe e desastre de Mariana serão debatidos em praça pública nesta quinta 5/5 em BH

0
57

O Dia Nacional de Luta Contra o Golpismo Midiático, marcado para esta quinta-feira 5/5, será marcado por atividades no Acampamento pela Democracia, que desde o dia 1º de maio ocupa a Praça da Liberdade. Às 16h, o Acampamento lembrará o rompimento da barragem de minério da Samarco (Vale e BHP Billiton) em Mariana, o maior desastre ambiental já ocorrido no Brasil, que está completando seis meses. Às 17h30 começará uma série de atividades abordando a participação da mídia no golpe em curso no Brasil.

Os seis meses do rompimento da barragem de Mariana serão marcados por “um minuto de sirene”, referência ao alarme que a mineradora deveria ter feito soar e não fez, para avisar sobre o rompimento da barragem e salvar vidas. Em seguida haverá um encontro com viúvas de moradores e trabalhadores que morreram no desastre.

O debate sobre a mídia e o golpe começará com uma esquete preparada pelos frades capuchinhos. Na sequência haverá um debate com participação de representantes do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, jornal Brasil de Fato e Internet Sem Fronteiras. Para terminar, haverá um duelo de MC também sobre o tema.

O Acampamento é organizado pela Frente Brasil Popular, com participação de sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens, que preparou as atividades sobre o desastre de Mariana. Nesta quarta 4/5, a partir das 18h30, haverá um “aulão” sobre o pré-sal, seguido de reuniões de blogueiros e dos Jornalistas Livres.

A programação do Acampamento pela Democracia pode ser acompanhada no Facebook na seguinte página: https://www.facebook.com/frentebrasilpopularmg/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here