Diários Associados: sindicatos fazem plebiscito sobre redução salarial

0
47

Os Sindicatos dos Jornalistas e dos Empregados na Administração de Jornais e Revistas realizaram nesta segunda-feira 4/4 nas portas da TV Alterosa e do jornal Estado de Minas uma consulta aos trabalhadores dos Diários Associados para saber se eles são a favor ou contra a redução salarial proposta pelo grupo.

A empresa insiste em que os trabalhadores aceitem a redução, com a alegação de que não tem condições de manter a folha de pagamento. Os sindicatos sempre contestaram a proposta, pois o trabalhador não teria nenhuma contrapartida, como a garantia de estabilidade.

Na última reunião de mediação no Ministério do Trabalho, a mediadora sugeriu à empresa que aderisse ao Plano de Proteção ao Emprego do governo federal, mas a empresa se recusa a dar qualquer estabilidade aos trabalhadores, como consta no PPE.

Na última sexta-feira 1/4, a empresa convocou os editores e deu prazo até hoje para que eles aderissem à proposta de corte. Quem não concordar pode ser demitido e ter acertos das rescisões contratuais parcelados em 30 vezes, o que é outra ilegalidade.

Diante disso, os sindicatos realizaram assembleia na sexta-feira, que decidiu pela consulta secreta. “O objetivo é que os trabalhadores possam se manifestar livre e democraticamente sobre a proposta patronal, em votação secreta”, explicou o presidente do Sindicato, Kerison Lopes.

Os sindicatos notificaram a empresa para que ela indicasse um representante para acompanhar o fechamento das urnas, a abertura e a contagem dos votos, mas até o momento ninguém foi indicado.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here