Seminário na Casa do Jornalista nesta sexta 1/4 discute concentração da mídia

0
48

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh) realizam nesta sexta-feira, 1º de abril, o seminário “Mídia concentrada, democracia ameaçada?”. Serão duas sessões, a primeira às 10h, na sala 1012 da Escola de Engenharia da UFMG, no campus da Pampulha, e a segunda às 19h30, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, nº 400, Centro).

Coordenado pelos professores Dalmir Francisco e Ângela Carrato, do Departamento de Comunicação Social da Fafich da UFMG, o seminário vai discutir a hiperconcentração da mídia no Brasil e o quanto esse monopólio ameaça a democracia. “Jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão estão nas mãos de apenas seis famílias. Esse monopólio não fere a Constituição da República?”, pergunta Dalmir Francisco.

Ele explica que o seminário é movido por esta e outras perguntas: “Toda a mídia impressa e eletrônica sob o comando de seis famílias não implantou no Brasil o pensamento único? E o pensamento único não é característica do nazismo, do fascismo e de todas as formas de ditaduras? A democracia pode conviver com a mídia monopolizada? A mídia monopolizada não vem desconhecendo a diversidade social, política, econômica e cultural brasileira – silenciando lideranças sindicais, culturais, políticas e de setores da economia brasileira? Não estamos testemunhando a associação da mídia comandada por seis famílias com grupos políticos, setores empresariais e setores do judiciário que tanto atacam o Poder Executivo Federal, como pressionam o STF para atuar conforme as ‘pressões das ruas’ e não como guardião maior da Constituição e das leis?”

Para refletir sobre o assunto e tentar responder a estas perguntas, o Sindicato e a Apubh convidam jornalistas, professores e toda a sociedade para o seminário. Também participarão do encontro o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Kerison Lopes, e os seguintes convidados: José Maria Rabêlo (Casa do Jornalista), Laura Capriglione (Jornalistas Livres), Aloísio Lopes (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Lidyane Ponciano (FNDC) e Marco Aurélio Carone (proprietário do extinto jornal online Novo Jornal).

 

SERVIÇO

Seminário “Mídia concentrada, democracia ameaçada?”

Data: 1/4/16, sexta-feira

Horários: 10h (Escola de Engenharia da UFMG) e 19h30 (Casa do Jornalista)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here