Presidente da Câmara afirma disposição de encaminhar a PEC do Diploma a votação

Em audiência concedida à Fenaj nesta quarta-feira (16/3), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), colocou-se à disposição para fazer com que a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, a PEC do Diploma, evolua. Destacou, contudo, que para que isso ocorra é preciso contar com o apoio dos líderes de bancadas.

No diálogo com o presidente da Fenaj, Celso Schröder, e com o diretor de relações institucionais da entidade, José Carlos Torves, Cunha sugeriu que a Federação procure as lideranças partidárias na Câmara para que a matéria seja submetida a votação em plenário.

Logo após, os sindicalistas reuniram-se com o deputado Hugo Leal (PROS/RJ), que em 2010 foi relator numa Comissão Especial que analisou propostas que resgatam a exigência do diploma, e, desde então, vem colaborando pela aprovação final da matéria. Leal comprometeu-se em retomar contatos com lideres partidários e auxiliar no trabalho de sensibilização parlamentar.

As agendas com Eduardo Cunha e Hugo Leal cumprem orientações debatidas na reunião do Conselho de Representantes da Federação, realizada em Brasília no dia 11 de março. “Definiu-se um novo processo de mobilização para sensibilizar os parlamentares. Os Sindicatos de Jornalistas ficaram responsáveis pelo contato com os deputados federais de seus estados e com os lideranças de bancadas, reiniciou os contatos com as lideranças das bancadas, especialmente porque algumas mudaram. “, informa a 1a secretária da entidade e uma das coordenadoras da campanha nacional em defesa do diploma, Valci Zuculoto.

Mesmo considerando o cenário político atual conturbado, a Executiva da Fenaj avalia que há possibilidade de se colocar a PEC do Diploma em votação em breve. Por isso orientou os Sindicatos de Jornalistas a contarem cada um dos deputados das suas bases para confirmar os seus votos “sim” e solicitar que se empenhem junto aos parlamentares de seus partidos.

(Publicado no saite da Fenaj.)

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *