Trabalhadores do Estado de Minas param durante uma hora

0
56
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os trabalhadores do jornal Estado de Minas voltaram a paralisar o trabalho na tarde desta terça-feira 12/1 durante uma hora, conforme decisão aprovada em assembleia ontem. A paralisação foi uma preparação para a assembleia marcada para amanhã, às 14h, na porta da empresa, quando eles poderão decidir pela greve.

O movimento dos trabalhadores dos Diários Associados em Minas, que já dura mais de um mês e inclui os trabalhadores da TV Alterosa, jornal Aqui e portais Uai e em.com.br, exige da empresa o pagamento do 13º salário e de outros passivos trabalhistas, como férias, vales alimentação e transporte, FGTS, Previdência, além de mudanças no plano de saúde.

Para esta quarta-feira 13/1 está marcada nova reunião de mediação no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) entre representantes da empresa e dos quatro sindicatos de trabalhadores – jornalistas, radialistas, empregados na administração e gráficos. Os trabalhadores estão dispostos a cruzar os braços, caso a empresa não apresente uma proposta concreta de pagamento.

“Esperamos trazer para a assembleia uma boa notícia da empresa”, disse o presidente do Sindicato, Kerison Lopes, aos trabalhadores, durante a paralisação de hoje. “Esperamos que, na reunião de mediação, a empresa comunique que pagará o décimo terceiro, caso contrário a assembleia poderá decidir pela paralisação do trabalho.”

Ele informou também que os trabalhadores dos Diários Associados no Rio de Janeiro pretendem aderir à greve, caso ela seja decretada em Belo Horizonte. Também os trabalhadores do jornal Correio Braziliense, em Brasília, que pertence à mesma empresa, vão paralisar o trabalho amanhã durante uma hora, em solidariedade aos colegas mineiros.

“Entre as conquistas que este movimento já teve está o respeito da empresa. A empresa achava que não pagaria o décimo terceiro e ficaria por isso mesmo, mas os trabalhadores mostraram que não é assim”, ressaltou Kerison. “Vamos nos preparar para fazer uma grande assembleia amanhã, vamos chamar os colegas que não vieram hoje e vamos mostrar que os trabalhadores dos Diários Associados estão dispostos a parar.”

A reunião no MTE nesta quarta-feira 13/1 está marcada para as 10h. Às 13h haverá assembleia dos trabalhadores na porta da TV Alterosa e às 14h, na porta do Estado de Minas.

Na foto, a concentração dos jornalistas na porta do Estado de Minas, hoje. (Crédito da foto: Gil Sotero.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here