Nota de apoio dos jornalistas do Correio Braziliense à luta dos colegas dos Diários Associados em MG

0
42

Em assembleia realizada na última segunda-feira (11/1), jornalistas do Correio Braziliense aprovaram uma nota de solidariedade aos colegas dos Diários Associados de Minas Gerais, que se encontram em processo de mobilização desde o início de dezembro. Os jornalistas mineiros cobram da direção da empresa o pagamento integral do 13º salário, vale alimentação e outros direitos. Confira a nota abaixo.

Brasília apoia a luta dos colegas dos Diários Associados em Minas Gerais

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e os trabalhadores do Correio Braziliense – empresa que faz parte do grupo Diários Associados – prestam toda solidariedade à luta dos nossos colegas dos jornais Estado de Minas e Aqui, do Portal Uai e da TV Alterosa, também pertencentes aos Diários Associados.

Nossos colegas mineiros estão mobilizados para cobrar direitos trabalhistas básicos, tais como 13º salário, vale alimentação, vale transporte e FGTS. Eles estão dispostos a deflagrar greve a partir desta quarta-feira (13/1), caso a empresa não apresente um cronograma de quitação das dívidas com os trabalhadores. Seria mais um ato importante de uma mobilização que começou no início de dezembro. Em 28 de dezembro, a grande adesão na paralisação de jornalistas e radialistas comprovou a força de pleito.

Nós nos solidarizamos, entre tantas coisas, porque sabemos que essa realidade não é um caso isolado em Minas Gerais. A crise do grupo também ronda Brasília, com seguidos atrasos salariais e a perene sensação de instabilidade. Além disso, mais de 1.400 profissionais de comunicação foram demitidos em 2015, Brasil afora, segundo o Portal Comunique-se. Portanto, nos parece óbvio, mas é importante lembrar: temos de nos defender juntos.

Até o fim, vamos reafirmar a nossa disposição de lutar por alternativas que possam reverter esse cenário de instabilidade, de retirada de direitos e de cortes nos postos de trabalho. A luta seguirá ao mesmo tempo em que colocamos nas ruas o trabalho mais completo possível dentro das limitações, as nossas e as da empresa. Temos orgulho de servir a um grupo tão histórico para o jornalismo brasileiro, mas não seremos servis.

Diante das incertezas que pairam cotidianamente na redação do Correio Braziliense, aproveitamos para cobrar publicamente da direção da empresa o agendamento de uma reunião que possa criar uma comissão paritária, que deve contar com a participação de representantes dos trabalhadores. Isso, quem sabe, poderá impedir que nossos problemas atuais – atraso de salários, férias e FGTS – se agravem, como ocorreu em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

Não cabe ao jornalista pagar a conta da crise das empresas de comunicação, consequência de equivocadas opções administrativas, políticas e econômicas.

Brasília-DF, 12 de janeiro de 2016

Jornalistas do Jornal Correio Braziliense

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal

(Publicado no saite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here