Diários Associados acenam com pagamento do 13º

0
44

O grupo Diários Associados acenou nesta terça-feira 19/1 que deve quitar o 13º salário até a próxima terça-feira 26/1, data de nova reunião de mediação no Ministério do Trabalho. Os Associados enviaram ofício pedindo o adiamento da reunião que estava marcada para hoje com os sindicatos dos trabalhadores, sob alegação de que precisam desse prazo para apresentar dados “mais concretos e consistentes” na próxima mediação.

Um dos possíveis motivos do não comparecimento da empresa à reunião é que foi concluída uma fiscalização do Ministério do Trabalho no jornal Estado e TV Alterosa. Os auditores do trabalho autuaram os Associados por descumprimento de 14 itens da legislação trabalhista, entre eles, atraso do 13º e repasses do FGTS, no período compreendido entre abril de 2011 e outubro de 2015.

Caso a empresa comparecesse à reunião e não apresentasse uma proposta de pagamento dos atrasados, o Ministério do Trabalho poderia determinar nova fiscalização e ela poderia ser autuada mais uma vez, como reincidente, o que dobra o valor das multas.

Os quatro sindicatos presentes (jornalistas, radialistas, administração e gráficos) concordaram com a ampliação do prazo da reunião até terça-feira, na expectativa de pagamento do 13º até lá.

Somente após o pagamento do que está atrasado, os sindicatos concordam iniciar as conversas solicitadas pelos Associados para reestruturação do grupo. Desde o ano passado, os sindicatos apresentaram várias propostas e estão abertos a discutir com a empresa.

Na quarta-feira 27/1 será realizada uma assembleia dos trabalhadores para discutir os rumos do movimento de reivindicação por direitos.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here