Com homenagem a Betinho, Henfil e Chico Mário, Sindicato assinará termo de cooperação com a Comissão da Verdade

0
63

Como parte das comemorações dos seus 70 anos e dos 50 anos da Casa do Jornalista, o Sindicato realiza no próximo dia 30/11, segunda-feira, a partir das 20h, uma solenidade de entrega do Relatório da Comissão da Verdade dos Jornalistas Mineiros à Comissão da Verdade de Minas Gerais e assinatura de um termo de cooperação, para continuidade dos trabalhos. Na mesma solenidade serão feitas homenagens aos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, mineiros que se notabilizaram na luta pela democracia e pelos direitos humanos.

A homenagem ao sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, que neste mês teria completado 80 anos, vai rememorar a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, campanha que ele empreendeu nos últimos anos de vida, e que está na origem de programas governamentais atuais.

A homenagem a Henfil (Henrique de Souza Filho) será feita na forma de uma exposição dos seus desenhos, que marcaram profundamente os brasileiros, com seu caráter de crítica às desigualdades sociais, ao autoritarismo, à corrupção e aos comportamentos hipócritas.

Betinho faleceu em 1997, aos 61 anos; Henfil, aos 43, e o músico Chico Mário (Francisco Mário de Souza), aos 39, em 1988. Eles eram hemofílicos e contraíram o vírus da aids em transfusões de sangue.

As homenagens contarão com a participação dos filhos de Betinho, Henfil e Chico Mário – Daniel, Ivan e Marcos, respectivamente. Ivan é o curador da mostra dos trabalhos do pai – cartuns e histórias em quadrinhos, entre elas as dos célebres Fradinhos. A mostra permanecerá em exibição durante o mês de dezembro, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte).

15 11 23 convite comissão verdade homenagem henfil

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here