Com homenagem a Betinho, Henfil e Chico Mário, Sindicato assinará termo de cooperação com a Comissão da Verdade

Como parte das comemorações dos seus 70 anos e dos 50 anos da Casa do Jornalista, o Sindicato realiza no próximo dia 30/11, segunda-feira, a partir das 20h, uma solenidade de entrega do Relatório da Comissão da Verdade dos Jornalistas Mineiros à Comissão da Verdade de Minas Gerais e assinatura de um termo de cooperação, para continuidade dos trabalhos. Na mesma solenidade serão feitas homenagens aos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, mineiros que se notabilizaram na luta pela democracia e pelos direitos humanos.

A homenagem ao sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, que neste mês teria completado 80 anos, vai rememorar a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, campanha que ele empreendeu nos últimos anos de vida, e que está na origem de programas governamentais atuais.

A homenagem a Henfil (Henrique de Souza Filho) será feita na forma de uma exposição dos seus desenhos, que marcaram profundamente os brasileiros, com seu caráter de crítica às desigualdades sociais, ao autoritarismo, à corrupção e aos comportamentos hipócritas.

Betinho faleceu em 1997, aos 61 anos; Henfil, aos 43, e o músico Chico Mário (Francisco Mário de Souza), aos 39, em 1988. Eles eram hemofílicos e contraíram o vírus da aids em transfusões de sangue.

As homenagens contarão com a participação dos filhos de Betinho, Henfil e Chico Mário – Daniel, Ivan e Marcos, respectivamente. Ivan é o curador da mostra dos trabalhos do pai – cartuns e histórias em quadrinhos, entre elas as dos célebres Fradinhos. A mostra permanecerá em exibição durante o mês de dezembro, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte).

15 11 23 convite comissão verdade homenagem henfil

 

Veja também

Banner verde com desenho de um punho erguido e uma caneta-pena.

Fique em dia com a anuidade e ajude a manter o Sindicato dos Jornalistas vivo!

Jornalistas, vamos manter nosso Sindicato vivo! Começou a campanha para pagamento para anuidade 2021, cuja ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *