sexta-feira, abril 26, 2024
30.5 C
Belo Horizonte
Home Notícias Audiência Pública vai discutir segurança dos ciclistas em BH nesta quinta 17/9

Audiência Pública vai discutir segurança dos ciclistas em BH nesta quinta 17/9

0
47

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza nesta quinta-feira 17/9 uma Audiência Pública para discutir a segurança dos ciclistas na capital. A audiência é motivada pelo crescente número de ocorrências de trânsito envolvendo ciclistas e frequentes ameaças feitas a eles por motoristas.

“Recentemente tivemos um ‘atentado’ que ganhou o mundo e foi a poucos metros da Câmara Municipal de Belo Horizonte”, lembra o cicloativista Gil Sotero, diretor do Sindicato dos Jornalistas. No episódio, uma ciclista foi arrastada por uma motorista e precisou se segurar no capô do carro para não morrer. “Quem pedala em Belo Horizonte não se preocupa com morros e sim com a atitude dos motoristas”, observa Gil.

Ele destaca que os motoristas da capital desconhecem a legislação que protege quem pedala e praticamente jogam o carro em cima de ciclistas e pedestres. “Como cidadão me sinto ameaçado constantemente. Está na hora do poder publico acordar pois quem usa a bicicleta na cidade está fazendo algo que beneficia a todos que vivem nela.”

Pesquisa recente apontou que 91% dos ciclistas que circulam na capital já foram ameaçados por motoristas. Ameaçados pelos carros, ciclistas optam por trafegar no passeio, em faixas de pedestres e na contramão, correndo novos riscos e pondo em risco os pedestres.

Segundo o vereador Gilson Reis (PCdoB), autor do requerimento para a audiência, uma das razões do aumento ciclistas na região central é o sistema de aluguel de bicicletas implantado pela Prefeitura. Faltam, no entanto, campanhas públicas sobre a convivência no trânsito, além de ciclovias interligadas e punição para motoristas que ameaçam ciclistas. “Se a Prefeitura quer incentivar as pessoas a pedalar, como afirma, é preciso cuidar da segurança dessas pessoas”, disse o vereador.

A audiência acontece na Plenária Helvécio Arantes, a partir das 19h. Foram convidados representantes da direção do Detran-MG e da BHtrans, além da Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte,  Liga Mineira de Ciclismo, Federação Mineira Ciclismo e outras entidades e cidadãos relacionados ao tema.

(Com informações e fotografia do blog do vereador Gilson Reis.)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here