Jornais e revistas: SRTE marca mediação para 27/8

0
54

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) marcou para o dia 27 de agosto, quinta-feira, às 16h, a reunião de mediação dos Sindicatos dos Jornalistas, dos Gráficos e da Administração com as empresas jornalísticas da capital. A solicitação de mediação foi feita pelos sindicatos dos trabalhadores, diante da impossibilidade de negociar com os patrões o reajuste salarial e demais reivindicações da campanha 2015/2016.

A partir desta quarta-feira 19/8, os sindicatos vão percorrer as empresas, distribuir um boletim informativo e discutir com os trabalhadores. O objetivo é mobilizar as três categorias e unir forças para enfrentar a intransigência patronal.

Os três sindicatos – que contam também com a adesão da Federação Nacional dos Gráficos – decidiram se unir depois de reunião com o sindicato patronal, no dia 3/8, da qual participaram todas as empresas jornalísticas. Na reunião, os patrões repetiram a mesma proposta feita ao Sindicato dos Jornalistas na primeira reunião de negociação, no dia 16 de abril: adiantamento salarial de 4% e retomada das negociações em outubro.

Em outros segmentos, os trabalhadores conseguiram muito mais. Jornalistas de rádio e tevê, em campanha unificada com os radialistas, conquistaram, em julho, reajuste bem próximo da reposição das perdas. “A campanha conjunta com os radialistas mostrou que a união de forças é o caminho”, ressalta o presidente Kerison Lopes.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here