Grandes empresas de mídia demitiram mais de mil jornalistas em três anos, aponta pesquisa

0
49

Em pouco mais de três anos, foram contabilizadas pelo menos 1.084 demissões de jornalistas em cerca de 50 veículos de imprensa, grande parte por cortes de custos. É o que aponta o levantamento do Volt Data Lab, projeto independente de jornalismo de dados.

Segundo a pesquisa, o total de demissões em empresas de mídia, incluindo funcionários administrativos, técnicos ou outros tipos de profissionais fora da redação, foram de, no mínimo, 3.568.

Em meio a prejuízos, venda e encerramento de títulos, a Editora Abril foi a empresa jornalística que mais dispensou funcionários desde 2012 até o começo de junho. Foram pelo menos 440 demissões, sendo 163 apenas de jornalistas em diversas redações.

Dos seis veículos que demitiram 50 ou mais jornalistas, cinco são exclusivamente impressos. O Grupo Estado e o Grupo Folha ficaram empatados em segundo lugar no ranking, com pelo menos 65 jornalistas demitidos. Em seguida, vêm o Grupo RBS (54), o portal Terra (50) e o jornal Valor Econômico (50).

No total de demissões, incluindo outras profissões, a Abril também lidera a lista, com pelo menos 446 demissões, seguida da TV Record (369), MTV (300), Terra (250), Rede TV! (223) e o jornal O Globo (170).

Além disso, o levantamento aponta que o ânimo dos novos profissionais com o jornalismo também parece estar para baixo. O total de registro de novos jornalistas (MTB) vem caindo no país inteiro, depois de um crescimento em 2011.

As informações que integram a pesquisa foram obtidas pela contagem do número de desligamentos a partir dos saites: Portal Imprensa, Portal dos Jornalistas e Comunique-se.

(Publicado no portal do FNDC, em 15/6/15.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here