Pesquisa quer descobrir como ciclistas usam a bicicleta em Belo Horizonte

0
64

Com vistas à elaboração de um diagnóstico amplo sobre o uso da bicicleta em Belo Horizonte, o Movimento Nossa BH e a BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, com o apoio de mais de 25 instituições locais e nacionais, entre elas a BHTrans, elaborou um questionário para recolher dados da pesquisa “Descobrindo como #BHPedala”.

O incentivo ao uso da bicicleta como forma de transporte é uma tendência mundial que já chegou ao Brasil. Cidades como Paris, NY, Berlim e Londres estão entre as metrópoles que investem em infraestrutura para que mais pessoas pedalem por suas metrópoles. No Brasil acontece o mesmo; São Paulo planeja alcançar a meta de 400 km de ciclovias até o final de 2015.

Belo Horizonte segue a passos lentos na construção de ciclovias. A capital mineira pretende ter 200 km de ciclovias até 2016. No ritmo atual a meta está difícil de ser alcançada. Belo Horizonte possui pouco mais de 70 km de ciclovias, e em 2014 construiu apenas 11,49 km (leia uma análise mais detalhada aqui)

Quem circula na região central da cidade já percebeu que o número de pessoas que optam pelo deslocamento nas bicicletas aumentou. Todavia, a produção de dados sobre o uso da bicicleta no Brasil e o comportamento de quem pedala ainda são campos que carecem de dados, inclusive para elaborar políticas públicas mais adequadas a fim de promover o uso desse modal não poluente, saudável e ajudar a transformar as cidades em espaços mais justos, democráticos e sustentáveis. “A iniciativa foi baseada na certeza que Belo Horizonte tem potencial para ir muito além do atual uso da bicicleta como modo de transporte e que a cidade carece de uma base de dados mais ampla para subsidiar as ações dos gestores, da sociedade civil e, sobretudo, das ações conjuntas de ambos. As pessoas demorarão cerca de 9 minutos para respondê-lo e a meta é ter, no minimo, 1.000 respostas” declarou Augusto Schmidt Associado da BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte.

A pesquisa “Descobrindo como #BHPedala” foi oficialmente lançada no dia 2 de abril com alguns objetivos:
•Compreender como os ciclistas veem a política de ciclo mobilidade em Belo Horizonte;
•Obter mais informações sobre o perfil do ciclista e dos seus deslocamentos;
•Avaliar o que os ciclistas acham das estruturas oferecidas na cidade;
•Saber as estruturas cicloviárias que as pessoas preferem;
•Entender as demandas gerais do ciclista belo-horizontino;
•Levantar dados sobre o conhecimento das pessoas sobre o uso da bicicleta em Belo Horizonte;

Serviço:
Fontes:
Amanda Corradi – BH em Ciclo – cristine.amanda@gmail.com – 03194261175
Guilherme Tampieri – Movimento Nossa BH – guilhermetampieri@gmail.com – contato somente por email ou Skype: glctampieri
O site da pesquisa é: www.bhpedala.ga.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here