Pesquisa quer descobrir como ciclistas usam a bicicleta em Belo Horizonte

Com vistas à elaboração de um diagnóstico amplo sobre o uso da bicicleta em Belo Horizonte, o Movimento Nossa BH e a BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, com o apoio de mais de 25 instituições locais e nacionais, entre elas a BHTrans, elaborou um questionário para recolher dados da pesquisa “Descobrindo como #BHPedala”.

O incentivo ao uso da bicicleta como forma de transporte é uma tendência mundial que já chegou ao Brasil. Cidades como Paris, NY, Berlim e Londres estão entre as metrópoles que investem em infraestrutura para que mais pessoas pedalem por suas metrópoles. No Brasil acontece o mesmo; São Paulo planeja alcançar a meta de 400 km de ciclovias até o final de 2015.

Belo Horizonte segue a passos lentos na construção de ciclovias. A capital mineira pretende ter 200 km de ciclovias até 2016. No ritmo atual a meta está difícil de ser alcançada. Belo Horizonte possui pouco mais de 70 km de ciclovias, e em 2014 construiu apenas 11,49 km (leia uma análise mais detalhada aqui)

Quem circula na região central da cidade já percebeu que o número de pessoas que optam pelo deslocamento nas bicicletas aumentou. Todavia, a produção de dados sobre o uso da bicicleta no Brasil e o comportamento de quem pedala ainda são campos que carecem de dados, inclusive para elaborar políticas públicas mais adequadas a fim de promover o uso desse modal não poluente, saudável e ajudar a transformar as cidades em espaços mais justos, democráticos e sustentáveis. “A iniciativa foi baseada na certeza que Belo Horizonte tem potencial para ir muito além do atual uso da bicicleta como modo de transporte e que a cidade carece de uma base de dados mais ampla para subsidiar as ações dos gestores, da sociedade civil e, sobretudo, das ações conjuntas de ambos. As pessoas demorarão cerca de 9 minutos para respondê-lo e a meta é ter, no minimo, 1.000 respostas” declarou Augusto Schmidt Associado da BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte.

A pesquisa “Descobrindo como #BHPedala” foi oficialmente lançada no dia 2 de abril com alguns objetivos:
•Compreender como os ciclistas veem a política de ciclo mobilidade em Belo Horizonte;
•Obter mais informações sobre o perfil do ciclista e dos seus deslocamentos;
•Avaliar o que os ciclistas acham das estruturas oferecidas na cidade;
•Saber as estruturas cicloviárias que as pessoas preferem;
•Entender as demandas gerais do ciclista belo-horizontino;
•Levantar dados sobre o conhecimento das pessoas sobre o uso da bicicleta em Belo Horizonte;

Serviço:
Fontes:
Amanda Corradi – BH em Ciclo – cristine.amanda@gmail.com – 03194261175
Guilherme Tampieri – Movimento Nossa BH – guilhermetampieri@gmail.com – contato somente por email ou Skype: glctampieri
O site da pesquisa é: www.bhpedala.ga.

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *