Organizações pró-mobilidade lançam livro ‘A Bicicleta no Brasil’ em sete capitais, incluindo BH

0
71

O livro “A Bicicleta no Brasil”, que reúne dados e informações sobre a cultura e o uso das bicicletas no país, será lançado nesta quinta-feira, 7 de maio, na Casa do Jornalista, às 19h. Simultaneamente, a obra estará sendo lançada também em mais seis capitais: Aracaju, Brasília, Curitiba, Manaus, Recife e Rio de Janeiro.

Bom base no estudo de dez capitais brasileiras, o livro introduz o contexto nacional e local de cada cidade para o desenvolvimento e promoção do uso da bicicleta, além de traçar os desafios do cicloativismo, o contexto público e do mercado, e o perfil de uso dos ciclistas. “As bicicletas passam por um momento decisivo no país. Este movimento diverso foi retratado no livro, trazendo ainda mais força para a causa da mobilidade no Brasil”, diz Marcelo Maciel, presidente da Aliança Bike, um dos articuladores da publicação.

O livro põe em questão o senso comum a respeito do uso da bicicleta e da mobilidade nos centros urbanos. “O livro é o início de uma série importante de publicações que romperão com muitos paradigmas e preconceitos sobre a mobilidade por bicicletas no Brasil”, ressalta Daniel Guth, da Rede Bicicleta para Todos e Ciclocidade.

Belo Horizonte participou da elaboração da publicação. “O livro ajuda a divulgar o cenário da bicicleta em Belo Horizonte, que é muito rico, e incentivar mais pessoas a participar dessa construção coletiva de uma cidade para as pessoas”, diz Augusto Schmidt, integrante da Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo). Ele acrescenta que o livro proporciona uma visão geral dos cenários em outras cidades, que muitas vezes apresentam os mesmos problemas. “É legal conhecer como cada uma tentou resolvê-los”, observa.

“A Bicicleta no Brasil” foi organizado por André Geraldo Soares, Daniel Guth, João Paulo Amaral e Marcelo Maciel. Ele tem fotografias de Felipe Baenninger e diagramação, design e ilustrações de Giovana Pasquini. Além dos organizadores, participaram da elaboração organizações de ciclistas de dez cidades. São elas: Ameciclo (Recife-PE), BH em Ciclo (Belo Horizonte-MG), Ciclocidade (São Paulo-SP), Cicloiguaçu (Curitiba-PR), Ciclourbano (Aracaju-SE), Ciclovida (Fortaleza-CE), Pedala Manaus (Manaus-AM), Rodas da Paz (Brasilia-DF), Transporte Ativo (Rio de Janeiro-RJ) e ViaCiclo (Florianópolis-SC). A publicação conta com o apoio do Itaú.

SERVIÇO

Lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil” em Belo Horizonte:

Dia: 7 de maio (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Casa do Jornalista – Av. Álvares Cabral, 400 (Centro)

Preço: R$ 15

Infos: bhemciclo@gmail.com

Lançamentos simultâneos confirmados no dia 7 de maio:

– Aracaju: 19h00 – Sociedade Semear – Rua Leonardo Leite, 148 (São José) Infos: contato@ciclourbano.org.br

– Brasília: 19h00 – Balaio Café – CLN 201 – Bloco B – Loja 19/31 Infos: contato@rodasdapaz.org.br;

– Curitiba: 19h30 – Bicicletaria Cultural – Rua Presidente Faria, 226 Infos: luispatricio@cicloiguacu.org.br;

– Manaus: 20h00 – Anfiteatro do Parque dos Bilhares – Av. Djalma Batista, s/n (Chapada) Infos: coordenadores@pedalamanaus.org;

– Recife: 18h30 – Reciclo Bikes do Impacto Hub – Rua do Bom Jesus, 180 (Bairro do Recife) Infos: contato@ameciclo.org;

– Rio de Janeiro: 18h30 – Studio X – Praça Tiradentes, 48 (Centro) Infos: contato@ta.org.br.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here