Ato em Londrina denuncia ameaças e perseguição a jornalistas

0
58

Em ato público no Calçadão de Londrina, jornalistas protestaram nesta sexta-feira (15/5/15) contra a perseguição a profissionais de imprensa no Paraná. A manifestação marcou o lançamento da campanha “Basta de perseguição a jornalistas”, de combate às intimidações e em defesa da liberdade de imprensa.

Organizado pelos Sindicatos dos Jornalistas do Norte do Paraná, do Paraná e pela Fenaj, o ato público foi uma reação da categoria a um esquema planejado para assassinar, em Londrina, o jornalista James Alberti, da Rede Paranaense de Comunicação, às ameaças de morte ocorridas em abril contra jornalistas que cobriam as investigações de operações como a de favorecimento à prostituição de crianças e adolescentes e as operações Publicano e Valdemort, e às tentativas de fazer com que profissionais quebrassem o sigilo de fonte.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Londrina investiga o caso em que, segundo denúncias, seria forjado um assalto em uma churrascaria da cidade para matar James Alberti. As investigações estão sendo acompanhadas por representantes dos dois sindicatos de jornalistas e pelo Comitê Paranaense de Proteção ao Jornalista.

Presente no ato público, o presidente da Fenaj, Celso Schröder, destacou que além de atentarem contra a liberdade de imprensa, as ameaças de morte registradas no Paraná inserem-se no contexto da crescente violência contra jornalistas no Brasil. “Enquanto permanecer a impunidade e a falta de atitudes concretas por parte das autoridades para proteção ao trabalho dos jornalistas, continuaremos caminhando para um quadro alarmante de ameaça à democracia no país”, disse.

(Publicado no portal da Fenaj.)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here