Alunos elogiam o curso ‘Desafios da produção jornalística’

0
68

“Lugar de repórter é na rua.” Este “puxão de orelha” da professora Patrícia Aranha foi um dos momentos marcantes do curso “Desafios da produção jornalística” para o jornalista Ludmar Silva Pereira, repórter e diagramador da Folha Popular, em Itabira. Ele compartilha com outros alunos o entusiasmo pelo programa Qualificar, por meio do qual o Sindicato dos Jornalistas, em parceira com a Vale, leva o aprimoramento profissional ao interior do estado, gratuitamente.

“O curso foi muito bom, serviu como uma luva”, disse Ludmar, um dos inscritos na formação ministrada em Itabira, no dia 16 de maio. Ele conta que já tinha feito um curso do Sindicato, em 2013, muito útil também, e avalia que o atual trouxe informações bem contemporâneas, que ele já está pondo em prática.

“Foi excelente”, concorda Rodrigo Ferreira, que também participou do curso. Ele publica o blog A Voz de Itabira e pretende criar um saite. Diz que aprendeu muito sobre como escrever um texto jornalístico e espera que novos cursos assim sejam oferecidos na cidade.

Alírio Batista de Oliveira, que desde 2006 mantém o jornal Vox, de periodicidade mensal, considerou o curso o melhor do qual já participou. “O conteúdo foi muito bem bolado”, comentou. “Os tópicos abordados foram muito bem escolhidos e a professora tem muita facilidade de explanação.”

Alírio gostou tanto do curso que pretende relatar o que ouviu na próxima edição do seu jornal. “Esse conhecimento é muito importante em Itabira, que tem, proporcionalmente, mais jornais do que São Paulo”, disse. Apesar disso, a cidade não tem curso de Jornalismo. “Eu tirei dúvidas, as respostas foram imediatas e houve muita interação com os participantes”, contou o editor, que não tem formação acadêmica, mas trabalha há vinte anos como jornalista.

Inscrições e informações

O próximo curso “Desafios da produção jornalística” será no próximo sábado, 30 de maio, em Ouro Preto. Ele acontecerá no Centro Cultural e Turístico da Fiemg (Praça Tiradentes, 4), centro de Ouro Preto, de 13h30 as 17h30, ministrado, mais uma vez, pela jornalista Patrícia Aranha.

Patrícia é graduada e mestre em Comunicação Social pela UFMG, da qual atualmente é professora. Foi repórter e editora do jornal Estado de Minas, editora do portal do mesmo jornal, produtora e redatora das tevês Alterosa e Bandeirantes e da Rádio Guarani. Ganhou os prêmios de jornalismo Esso e Líbero Badaró.

Parte das ações do Qualificar, programa de qualificação profissional do Sindicato, o curso já foi realizado em Governador Valadares, no dia 25 de abril, com a participação de 50 jornalistas e estudantes, e em Itabira, no dia 16 de maio, para 20 alunos da região.

As inscrições, gratuitas, são feitas pelo email gerencia@sjpmg.org.br com o envio dos seguintes dados: nome completo, veículo ou órgão de comunicação no qual trabalha, contatos telefônicos e endereço residencial. Informações pelo telefone (31) 3224- 5011 e no saite do Sindicato: http://www.sjpmg.org.br/.

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here